A sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
Você acredita nisso?
(1° versão) - O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
(2° versão) - A sexta-feira 13, popularmente conhecida como o dia do azar, desperta medo nas pessoas e incentiva várias superstições. Sua origem possui diferentes versões, mas em todas as culturas a data é associada às lendas e crendices de causar arrepios.
Cercada de mistérios e incertezas, a sexta-feira 13 já serviu de inspiração para filmes e eventos, que procuram explorar ao máximo o medo que as pessoas costumam sentir da data. O impacto do dia do mau agouro é tão forte que acaba refletindo em alguns aspectos sociais, e econômicos.
Em 2004, o National Geographic realizou uma pesquisa nos Estados Unidos e concluiu que 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13. Isto acontece porque as pessoas sentem medo de fechar novos negócios ou fazer investimentos nesta data.
Do ponto de vista social, o medo exagerado da sexta-feira 13 pode alterar o comportamento do indivíduo e afetar suas relações com as outras pessoas. Em alguns casos, o medo da data chega a ser tão grande que causa uma fobia de nome longo e estranho, chamada parascavedecatriafobia
Feliz Sexta-feira 13